O Sítio Arqueólogico


     Os Petroglifos do Bisnau (GO00327 – GO-PA-001) encontram-se no Planalto Central do Brasil, no divisor de águas dos sistemas hidrográficos brasileiros, composto por uma das mais antigas formações rochosas do planeta. O acesso para o sítio está na BR 020, Km 48 à direita de quem segue no sentido de Formosa-GO para a Bahia-BA, em Zona Rural (Latitude: -15,309447º; Longitude: -47,119101º); estão em uma área chamada de Região do Bisnau, em função do Rio Bisnau, composto pelo encontro do Ribeirão Bisnau e do Córrego Bisnauzinho.

     O sítio arqueológico chamado de Petroglifos do Bisnau (lajedo do Bisnau) encontra-se em uma propriedade particular chamada Fazenda Bisnau, que de acordo com os atuais proprietários, foi adquirida por José Ávila Thomé, em 1942, e hoje é administrada por seus filhos, Gilberto, Alberto, Roberto, Ricardo, Mauro, César e Jaime Pires Thomé. Ainda de acordo com os proprietários, o Sr José Ávila foi quem primeiramente registrou os petroglifos do Sítio Arqueológico do Bisnau, entretanto, destacamos que a primeira menção científica da Pedra do Bisnau data de 1974, resultado das prospecções realizadas pela pesquisadora Iluska Simonsen na região do Planalto Central.

     Como dito, o sítio arqueológico foi originalmente catalogado por Simonsen, nas prospecções que desenvolveu em 1974, mas só depois, em 1979, foi estudado por Mendonça de Souza et.al (1979), no Projeto Bacia do Paranã II; quando verificou-se que “as dimensões máximas da área exposta da rocha de arenito têm 201 e 84 metros, respectivamente, largura e altura, e os petroglifos ocupam uma área de aproximadamente 3.500m²” (MENDONÇA DE SOUZA et.al., 1979: 31). Trata-se, portanto, de um sítio arqueológico de grande tamanho, com petroglifos por toda a extensão de sua superfície, sendo considerado de alta relevância de acordo com o IPHAN (CNSA e CNA).