Relatórios


Relatório Final PIBIC-EM (2017-2018) – Iconografia das Tradições: um estudo acerca da arte rupestre formosense com vistas à criação de um banco de imagens.

As primeiras ocupações humanas de que se tem registro, no Planalto Central, são de 12.000 anos (a.C.), num período transitório do Pleistoceno para o Holoceno, onde, dadas as características específicas da geomorfologia e do Sistema dos Cerrados, favoreceu a diversidade adaptativa e, consequentemente, a diversidade cultural daqueles primeiros povos. Dos diversos vestígios arqueológicos deixados por estes primeiros colonizadores, valemo-nos das representações rupestres, mais exatamente, da Tradição Geométrica, presente no Sítio Arqueológico do Lajedo do Bisnau, em Formosa-GO, com o intuito de fomentar a necessidade de aprofundamento de pesquisa arqueológica na região, para que as singularidades destas representações possam ser preservadas e divulgadas, o que, propomos, seja realizado através da criação de um banco de imagens virtual.


Relatório Final PIBIC-EM (2018-2019) – Iconografia das Tradições: um estudo acerca da arte rupestre formosense com vistas à criação de um banco de imagens, parte II.

Considerando os resultados obtidos em uma pesquisa realizada por nós no Sítio Arqueológico do Lajedo do Bisnau (2017/18), verificamos a necessidade de aprofundamento do estudo e da preservação do patrimônio arqueológico encontrados na cidade de Formosa-GO. Intentamos, com isso, ampliar os dados existentes para o abastecimento do banco de imagens chamado Arqueologia Formosa, onde tanto a população quanto pesquisadores, poderão acessar dados de mapeamento da produção iconográfica dos povos primitivos que habitaram esta região há cerca de 10.500 a 9.000 AP (BERTRAN, 1994); bem como, conscientizar a população e o poder público para estabelecerem ações de preservação e divulgação deste Patrimônio Material e Cultural. Estabelecemos como nosso objeto de estudo iconográfico os petroglifos encontrados na no sítio arqueológico do Bisnau (GO00327 – GO-PA-001 designação do IPHAN), por apresentar não apenas grande singularidade iconográfica, como também por sugerir confluência de Tradições de Arte Rupestre (PROUS, 1992).

Relatório Final PIBIC-EM (2022-2023) – Iconografia das Tradições: um estudo acerca da arte rupestre formosense com vistas à criação de um banco de imagens, parte III.

Iniciado em 2017, o projeto “Iconografia das tradições: um estudo acerca da arte rupestre formosense com vistas à criação de um banco de imagens”, vem desenvolvendo ampla pesquisa sobre o sítio arqueológico do Lajedo do Bisnau, e tem publicado os resultados das partes I e II do projeto no blog Arqueologia Formosa. O presente relatório traz a conclusão da parte III desta pesquisa, apresentando os resultados obtidos com os levantamentos fotográficos realizados no sítio arqueológico do Lajedo do Bisnau (GO-PA-001 designações do IPHAN) que possibilitaram a criação de modelos 3D, viabilizando o estudo e a visitação ao sítio arqueológico de modo remoto; contribuindo assim, para a preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural.

----------------------------------------------------------------

METODOLOGIAS DE PESQUISA

1. Projeto - 2017 a 2018 - 1ª Etapa: Reconhecimento
























 




2. Projeto - 2017 a 2018 - 2ª Etapa: Demarcação




















2. Projeto - 2018 a 2019 - Demarcação